quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A importância do uso de Óculos para Esportes.




Olá Pessoal,

Conforme estudos da sociedade nacional dos Estados Unidos para Prevenção da Cegueira, perto de 150 mil ferimentos oculares anualmente são registrados relativos à prática de esportes.

         
Quando uma pessoa participa de atividades esportivas ou qualquer outro tipo de recreação, boladas, trombadas, tombos, os dedos, mãos, cotovelos de adversário são inerentes a essa prática, causando uma ameaça à segurança visual do esportista, por isso importante o uso dos óculos corretos na atividade esportiva. 

Muitos esportistas (incluindo crianças, adolescentes e adultos) praticam suas atividades utilizando seus óculos do dia a dia, o que não é indicado em hipótese alguma, pois em caso de impactos, as armações e/ou lentes podem quebrar, causando ferimentos (em alguns casos irreversíveis) devido ao conjunto armação + lentes não serem adequados.
            
Os óculos para esportes podem minimizar e até evitar o dano causado por 90% de todos os ferimentos de olho relacionados as atividades esportivas, como futebol, basquete, tênis, vôlei, skate e demais esportes.
            
As armações para esportes devem ser feitas de fibra de carbono ou propionato de alto impacto, um material termo-plástico, hipo-alergênico no qual exibe propriedades de força e retenção da forma.
           
Ainda, devem  devem conter proteção contra impactos, em borracha silicone, ou borracha EVA, e tira elástica ajustável, fixa ou removível.
Com relação as lentes, graduadas ou não devem ser confeccionadas nos materiais Policarbonato 1.59  ou Trivex 1.53, materiais resistentes a impactos.

Importante ressaltar que algumas armações não são inquebráveis, em caso de impactos pode ocorrer avarias e quebras porém devem cumprir sua principal função, proteção contra impactos.

No Brasil, existem algumas marcas recomendadas como Titans (nacional), Centro Style e Progear (importadas), porém a montagem das lentes nas armações deve ser feitas por óticas /óticos especialistas que possuem este know how.
Abraços a todos,

Equipe Esporte Visão

Colaborou para a produção deste texto:
Rômulo B. Filho
Téc. em Óptica
Especialista em Óculos para Esportes







             

Nenhum comentário:

Postar um comentário